Category :

👉 A assertividade é uma característica crucial em um líder, apontam os especialistas.

🎯 Ser assertivo significa direito de ser uma pessoa completa, incluindo sua singularidade perante as outras, sendo claro, direto e honesto, defendendo-se de maneira positiva e proativa. Trouxemos algumas dicas para você desenvolver essa habilidade e coloca-la como estratégia no seu cotidiano:

1️⃣ Comece pequeno. Tente ser assertivo em situações levemente tensas, como ver uma exposição de algo que foge de seu interesse ou, sentar-se em algum local público que normalmente, você não frequentaria. Depois, trabalhe suavemente para algo mais difícil, como conversar com seu cônjuge sobre questões que te incomodem.

2️⃣ Aprenda a dizer não. Dizer não à algumas situações, não é ser egoísta. É importante estabelecer limites saudáveis para ter relacionamentos saudáveis.

3️⃣ Solte a culpa. Ser assertivo pode ser difícil, especialmente para quem foi passivo ou agradou a maior parte da vida. Defender-se de uma maneira que respeite os outros não é errado, é um autocuidado.
.
4️⃣ Seja sempre específico, claro e honesto com suas necessidades e seus sentimentos com as outras pessoas.

5️⃣ Considere outros recursos sobre assertividade. Além de livros e artigos diversos sobre o tema, especialistas também sugerem que possa ser muito útil um curso sobre comunicação eficaz.

👤 Segundo os especialistas, uma pessoa assertiva é aquela que sabe “se defender” no ambiente de trabalho, mas de uma maneira que isso não atrapalhe os outros.

🧠 Trabalhe suas habilidades de liderança. Procure uma oportunidade por dia para afirmar suas opiniões e ver como se sai. A prática leva à perfeição. Como você estará desenvolvendo uma habilidade, isso significa que pode não se sentir confortável no início. Mas quanto mais você fizer, melhor será.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *