Já parou para pensar em como você pode melhorar os seus resultados por meio de uma autoinvestigação?

Recomenda-se que se faça a análise pessoal para que identifique pontos fortes e de melhorias pessoal, bem como definir o próprio plano de ação no sentido de alcançar objetivos e vencer desafios. Além de fortalecer seus talentos e aproveitar melhor as oportunidades.

A Análise Swot é uma ferramenta simples, porém profunda para análise de cenários e de tomada de decisões. Ela é muito utilizada por empresas para mapear e conhecer seu momento atual e definir os seus próximos passos, considerando seu contexto interno e externo, quanto as ameaças e oportunidades.

A sigla Swot é um acrônimo das palavras, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que respetivamente significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. No brasil, ela também é conhecida como “Matriz Fofa” .

Como fazer uma análise SWOT pessoal ?

É necessário fazer uma autoanálise criteriosa, de modo a conhecer o seu estado atual e definir seu estado almejado.

Em uma folha de papel em branco, divida o espaço em quatro partes – uma para cada item da matriz: “Forças” “Fraquezas” “Oportunidades” e “Ameaças”

Na lacuna “Forças” coloque os seus pontos fortes, como: competências, habilidades, talentos, qualidades, dons, valores éticos, diferenciais e etc.

Na lacuna “Fraquezas” escreva tudo aquilo que de alguma forma, limita o seu crescimento, como: bloqueios, auto sabotagem, pensamentos e crenças negativos e etc.

Na lacuna “Oportunidades” identifique quais são suas possibilidades de mudança e crescimento – seja em sua carreira, relacionamentos ou familiar. Quais são as principais oportunidades ao seu redor neste momento?

E por fim, em “Ameaças” mencione todas as ameaças que podem te atingir, afetando seu sucesso e felicidade.

Reflita sobre seus pontos fortes e de melhoria. Agora, você tem a base necessária para traçar um plano de ações efetivo, levando em conta todos os itens citados, que te ajudarão a evoluir e conquistar os seus resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *