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Se você passou por isso : caminhar até o trabalho, pensando em tudo que precisa fazer, no que vai acontecer durante o dia, durante a semana e de repente já chegou. Aquela caminhada de 20 minutos parece que durou só 5… ou quando você está focado trabalhando e de repente começa a prestar atenção no mosquito que entra na sala, lembra das contas que precisa pagar, da série que estava assistindo, das decisões feitas na última semana, confere as notificações do celular …  Todas essas situações acontecem por distração e por falta de consciência do momento presente.

Devido à correria do dia a dia, a maioria das pessoas acabam por perder momentos importantes da vida -famoso efeito do “piloto automático“- resultando em sentimentos ansiosos podendo se desenvolver à estados de estresses, comprometendo sua produtividade e saúde mental. 

Para reverter esse cenário, surge o “olhar de principiante“ que significa olhar as coisas como elas realmente são no momento, com curiosidade e aprofundamento, como se fosse a primeira vez que aquele momento acontecesse. Esse método requer um treinamento da sua mente, que envolve desenvolvimento e cultivo da atenção plena. 

Mas o que é exatamente Mindfulness?

Mindfulness é um acoplado de técnicas cientificamente comprovadas que auxiliam você a focar no momento presente da sua vida, impedindo a interferência do passado e do futuro. O Objetivo da técnica, é concentrar sua consciência a viver os sentimentos e ações do seu corpo no momento presente, regulando sua respiração. 

O mega empresário Richard Branson é um dos adeptos da meditação, assim como o produtor musical Russell Simmons. Jack Dorsey, CEO da Square e cofundador do Twitter, “madruga” todos os dias para meditar – e ele não está sozinho: Gisele Bündchen acorda às 5h30 e cumpre religiosamente uma rotina espiritualizada desde os 20 anos.

O que acontece é que nosso cérebro está sempre em busca de prazer e conforto. Isso quer dizer que quanto menos decisões conscientes você tiver que tomar, menos energia mental você vai gastar e, consequentemente, mais conforto pro seu cérebro.

Como praticar o Mindfulness?

A dica para começar a praticar é iniciar com práticas mais breves (de 1 a 5 minutos por dia). Você vai precisar de paciência e persistência no início. Sente-se em uma posição confortável, com a coluna alinhada (desencostada de qualquer superfície). Seus pés podem repousar no chão. Feche os olhos ou abaixe o olhar. Agora concentre a atenção em sua respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora de seu corpo, perceba as diferentes sensações geradas por cada inspiração e expiração, observe a respiração sem esperar que algo de especial aconteça. Após alguns instantes, talvez sua mente comece a divagar. Ao se dar conta disso, traga sua atenção de volta à respiração, suavemente. O ato de perceber que sua mente se dispersou e trazê-la de volta sem criticar a si mesmo é central para a prática da meditação da atenção plena. Sua mente poderá ficar tranquila como um lago – ou não. Ainda que você obtenha uma sensação de absoluta paz, poderá ser apenas temporário. Caso se sinta irritado ou entediado, perceba que essa sensação também deve ser breve. Seja lá o que aconteça, permita que seja como é. Preste atenção nos seus pensamento, observando como eles aparecem do nada, como bolhas de ar. Os pensamentos são curtos e o próximo substitui o anterior, fique atento ao sentimento que cada lembrança carrega (vergonha, raiva, prazer, alegria). Observe somente os pensamentos relacionados ao passado e futuro; Após uns minutos, abra os olhos devagar e observe o aposento novamente. 

Conforme se vai praticando e observando a utilidade e benefícios das práticas se pode decidir aumentar a duração dos exercícios. Algumas pessoas chegam a praticar em torno de 45 minutos diários, ampliando progressivamente os benefícios.

É possível praticar a atenção plena fazendo tarefas simples do dia a dia, que são as atividades que realizamos de forma mecânica. A partir do momento em que você toma consciência do momento presente, passa a focar sua atenção no que está fazendo.

Benefícios do Mindfulness

Aumenta a capacidade de concentração

Reduz o estresse

Melhora a função cognitiva

Acaba com a insônia

Protege o cérebro

Desenvolve a inteligência emocional

Melhora a criatividade

Melhora as relações interpessoais

Aumenta a imunidade

Ajuda na perda de peso

Gostou ? Conta pra gente o que mudou na sua vida depois que começou a praticar o Mindfulness <3 

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